Memória do Atletismo

O Projeto

A Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto fundada em 17 de agosto de 1985 tem início de suas atividades com um movimento de atletas, ex-atletas, acadêmicos universitários e membros da comunidade esportiva, educacional e militar de Ribeirão Preto na tentativa de formação e estruturação de uma entidade esportiva representativa do desporto atlético (no caso específico o atletismo) do município com fins sociais associados. No ano de 1990, são tomadas medidas à legalização jurídica da entidade.



Ano seguinte surge a célula original do Projeto ATLETISMO E CIDADANIA.

O Projeto iniciou-se em meados de 1992 com a criação de cinco polos de treinamento em atletismo no próprio município. Na época, os centros de treinamento funcionavam na Cava do Bosque, no campus da USP (Universidade de São Paulo), no campus da UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), Centro Social Urbano da Vila Virgínia e Centro Comunitário do Quintino Facci II.



Em novembro de 2005, o projeto apresentou mudanças na sua estrutura e os núcleos de treinamento foram alterados. Estabeleceu-se, a partir daí, parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto e foram implantados mais três núcleos, juntamente com o da Cava do Bosque: núcleos Bonfim Paulista, Branca Sales e Maria Nilde Mascelani, situados em regiões distantes do centro de Ribeirão Preto.



Em 2008, cria-se mais um núcleo no bairro Ribeirão Verde, em parceria com a Associação dos Moradores do Complexo Ribeirão Verde com a participação em 2010 da Escola Sathya Sai. Em 2012, forma-se uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, com a inclusão da Escola Municipal Geralda de Souza Spin. Posteriormente, outra inclusão ocorre com a participação da Escola Waldemar Roberto, no bairro Antônio Palocci.



A parir de novembro de 2021, estabelece-se parceria com a iniciativa privada (Gladson Sports) com o surgimento ao Núcleo Parque das Andorinhas.

QUERO FAZER UMA DOAÇÃO